
Promover um ambiente de trabalho mais seguro e prevenir o risco de acidentes, leves, moderados ou graves é uma obrigação de todo mundo que trabalha em ambientes de potencial risco. É muito importante se atentar aos modos de agir, possuir a atenção redobrada e, logicamente, usar o seus equipamentos de proteção individual (EPIs). O uso de epis é bastante variado e depende muito da função a qual se desempenha, no entanto, existe um equipamento que está presente em quase todos os postos de trabalhos. Ele é o calçado de segurança.
O calçado de segurança têm por objetivo promover a proteção contra acidentes bastante corriqueiros, mas que podem ser bastante graves. Com modelos de calçado de segurança que variam bastante, o objetivo é sempre o mesmo: proteger toda a área do pé, tanto sola quanto peito de eventuais acidentes como: esmagamentos ocasionados por quedas de objetos pesados, como caixas e maquinários, amputação dos dedos derivadas da queda de alguma placa ou objeto cortante, perfurações na parte superior ou na parte inferior do pé (planta ou peito) e machucados advindos de tropeções. O calçado de segurança também protege o trabalhador de outros riscos como, descargas elétricas, escorregões e contaminação por resíduos químicos e corrosivos que podem estar no chão em consequência de algum vazamento. Uma vez que os modelos variam bastante é possível encontrar calçados de segurança parecidos como botas que em geral são confeccionados em couro/vaqueta e borracha no solado.
Se pode encontrar modelos que parecem sapatinhos fechados de cano baixo e crocs e estes são geralmente confeccionados apenas em borracha.
Na Montibeler Equipamentos de Segurança existe uma variedade muito grande de calçado de segurança para você escolher de acordo com a função que vai desempenhar. São botas, galochas, botinas e sapatos fechados de materiais variados prontos para serem usados. Acesse a aba ""calçados""no nosso site e confira toda a variedade.